terça-feira, 25 de setembro de 2012

Neuras e arrumações

Eu sou tão poupada, mas tão poupada, que quando me dá a neura eu aproveito a energia para as grandes arrumações; e quanto maior a neura, maior a arrumação. Não se desperdiça nada.
Este domingo foi um desses dias e até tenho pena de não ter tirado fotos do antes-e-depois para verem como a neura foi produtiva. Andava há meses para dar uma arrumação geral numa assoalhada cá da casa que, genericamente, serve de armazém para tralhas e afins. Estava lá tudo e havia lá nada: roupas para separar, malas de férias, revistas antigas, recuerdos de aventuras, caixas vazias as quais, apesar de giras, revelam-se completamente inúteis e até o enxoval andava perdido por lá. Sabem quando começamos a juntar coisas com o propósito de, um dia, ter tempo para a bricolage e esses dias transformam-se em anos e num espaço completamente atolado que mal dá para entrar? Eu tinha um espaço assim.

Em tempos li um artigo que relatava que o ato de arrumar e organizar as coisas (seja um roupeiro ou armário de cozinha) ajuda no processo mental, é algo do estilo “arrumar as ideias enquanto se arruma a vida”. Confesso que, comigo, funciona. Claro que ninguém gosta de arrumações, mas adoro a sensação de ter as coisas organizadas, no sítio certo e ter a casa “em condições” dá-me uma sensação de tranquilidade e realização inqualificável. Casa arrumada (naquele nível de podem-vir-as-visitas-abrir-gavetas-que-não-me-envergonho) e a cheirar a lavado deixa-me feliz, fazer o quê?
Não me foi diagnosticado qualquer distúrbio de compulsão por médico credenciado, mas tenho amigas que acham que eu exagero. Pode até ser, mas a felicidade que eu experiencio quando as coisas estão num estado que considero aceitável depende só de mim e…podia dar-me para pior.
Tenho-me esforçado para desenvolver a arte do desapego: 1º enchi o carro de tralhas que, generosamente, foi para o lixo, depois, enchi a bagageira de roupas e outros artigos de valor que já têm destinatário e sei que vão ser úteis a outras pessoas.
Claro que algumas coisas ficaram comigo- ainda não estou pronta para me libertar delas, mas prometi a mim própria que: ou é para usar ou fazer um DIY no próximo mês ou vão para as mãos de quem lhes dê o devido uso. Agora é assim.

(Se acharem que pode ser útil algumas dicas de arrumação digam porque eu, modéstia à parte, percebo alguma coisa do assunto.)

2 comentários:

  1. Também partilho desse sensação de conforto quando a casa está limpa e arrumada, não me dou bem com a desarrumação.
    As dicas são muito bem vindas! ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Eu também sou assim e ando e a precisar de começar numa ponta do meu quarto e acabar noutra! Tem me faltado tempo mas em Dezembro essas arrumações nao vão falhar! Já agora, dicas de arrumação para quem tem muita roupa e pouco espaço eram bem vindas!

    ResponderEliminar

Etiquetas

base (5) beleza (31) blog (2) blush (2) boa vida (4) cabelos (3) casa (3) chanel (1) Cinema (1) Clinique (2) compras (26) considerações várias (29) creme (8) cuidados (30) desabafos (25) desejos (7) dicas (3) dieta (7) DIY (1) Estée Lauder (2) Facebook (2) Favoritos (2) filme (7) ganhar tempo (3) Gravidez (7) gula (3) herdeiro (1) Lancôme (1) livros (3) Natal (1) Neutrogena (1) objetivos (3) óleos (1) organização (8) perfumes (2) pirosices (10) por mim (8) pós-gravidez (1) promoções (9) review (27) saldos (12) sapatos (1) saúde (1) Schwarzkopf (1) sorteio (6) Vichy (2) Vida boa (19)