quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cuidados a ter com a roupa #1

Para terminar a “semana da roupa de inverno” parece-me adequado falar-vos sobre alguns cuidados a ter. De fato, de nada nos serve fazer boas opções na hora das compras, estudar o melhor investimento, optar por peças de bom corte e de bom material, aproveitar uma boa promoção se, depois, não a vamos tratar bem.
Não me entendam mal: toda a roupa que compro, uso e comigo não funciona o “guardar para um dia especial”. Para mim, todos os dias são especiais! E adoro quando percebo que as minhas peças chegaram ao fim de linha pelo uso (e não porque passam de moda).
Tento, dentro do limite da razoabilidade, ter alguns cuidados com a minha roupa e eles passam por:
Na hora da lavagem:
- não lavar com água muito quente – vamos ser sinceras, a menos que tenhamos um trabalho fisicamente extenuante, a nossa roupa não chega ao final do dia imunda. Por isso, uma lavagem a frio ou 40º é mais do que suficiente (pelo menos cá em casa);
- alguma nódoa mais difícil (roupa dos homens tem sempre uma nódoa difícil…) tenho o cuidado de esfregar o Supergel (ou outro equivalente) antes de colocar na máquina. Por vezes basta aplicar um pouco de detergente liquido diretamente na nódoa e depois introduzir a peça com o resto da roupa dentro da máquina de lavar e seguir os trâmites habituais
- hoje em dia, as máquinas de lavar roupa já têm programas específicos para tecidos mais delicados (sedas, lãs) – usem-nos.
- mesmo nos programas regulares, geralmente pré-definidos, constato que a centrifugação é elevada – sugiro que reduzam. É verdade que a roupa sairá mais encharcada, mas poupam-na ao desgaste de uma centrifugação exagerada.
- separar a roupa por cor – aqui não vos dou uma grande novidade, - e por material. Imaginem que têm umas calças de ganga e uma blusa escuras – as calças de ganga, muito provavelmente, foram usadas mais do que uma vez e estão, por isso, mais sujas, além de que aguentam água mais quente; já a blusa, geralmente de tecido mais delicado, de um tratamento mais cuidado.
Na minha casa (e já na dos meus pais), a roupa para lavar abunda em doses industriais e, por isso, mesmo com estas separações de cores e materiais, tenho sempre roupa suficiente para encher uma máquina, mas admito que alguém sozinho tenha mais dificuldade em colocar a sugestão em prática… é uma questão de ajustarem.
Quanto à roupa intima, regra geral e para desgosto da minha mãe, coloco na máquina – em programa delicado, com pouca ou nenhuma centrifugação, mas sim, é na máquina. Tenho daquelas bolsas para proteger os soutiens quando vão a lavar na máquina, mas nem sempre uso… Shame on me. Só peças mesmo muito delicadas é que lavo à mão.
- ler bem as etiquetas da roupa, respeitando as instruções do fabricante. Com a experiência, vocês vão saber os cuidados que os materiais precisam sem “olhar para o manual”, mas o princípio é este e recomenda-se.
Fonte
Quanto aos detergentes:
A panóplia de produtos e marcas destinados ao cuidado da roupa são tantos que até uma consumidora experiente pode perder-se. Ele há líquidos, em pó e pastilha, aditivos de pré-lavagem, lixivias delicadas, para lavagem manual ou na máquina, especial para lãs, para roupa branca, de cores ou só para roupa escura, e os mais variados cheiros, a questão dos amaciadores e anti-calcários… Deixando a questão do preço de lado (os detergentes de roupa estão, recorrentemente, incluídos nas campanhas promocionais dos hipermercados), tudo o resto é uma questão de preferência pessoal.
O que eu uso:
Básicos- detergentes líquidos (a marca varia em função da promoção e nunca consegui distinguir grande diferença entre o Skip e o Ariel) – um para roupa branca/cor e outro só para a roupa preta, mais o de lã (a minha mãe só usa Softlã, mas eu uso marca branca e não acho diferença), sendo que o de lãs é muitas vezes o utilizado para a roupa mais delicada que opto por lavar à mão (sim, é verdade, eu ainda lavo algumas peças à mão!)
Extras- esporadicamente utilizo produtos específicos como, por exemplo, quando faço uma máquina de “brancos resistentes” recorro às lixivias delicadas, nos colarinhos das camisas do boyfriend pulverizo com aqueles tira-nódoas (Vanish ou equiparado). A utilização destes produtos possibilita-nos que o programa da máquina de lavar seja de de baixas temperaturas.
 
Como o post ficou extenso, amanhã publico as restantes dicas ;) Bjs

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

base (5) beleza (31) blog (2) blush (2) boa vida (4) cabelos (3) casa (3) chanel (1) Cinema (1) Clinique (2) compras (26) considerações várias (29) creme (8) cuidados (30) desabafos (25) desejos (7) dicas (3) dieta (7) DIY (1) Estée Lauder (2) Facebook (2) Favoritos (2) filme (7) ganhar tempo (3) Gravidez (7) gula (3) herdeiro (1) Lancôme (1) livros (3) Natal (1) Neutrogena (1) objetivos (3) óleos (1) organização (8) perfumes (2) pirosices (10) por mim (8) pós-gravidez (1) promoções (9) review (27) saldos (12) sapatos (1) saúde (1) Schwarzkopf (1) sorteio (6) Vichy (2) Vida boa (19)