quarta-feira, 17 de julho de 2013

Crónicas de uma grávida #1: hidratação

Uma grávida tem medo de tudo: é a criança que mexe demais, é a criança que ainda não mexeu hoje, é a balança que está avariada, é a roupa que apertou na lavagem, é o parto que não há como evitar, são as prendas medonhas que nos entregam para a criança.... e as estrias. Muito medo das estrias que depois de cá estarem não há como eliminá-las. E pior, aquelas conversas aterradoras de que, façamos o que fizermos, se "a genética não for boa", teremos as estrias.
Já olhei para a barriga da minha mãe com"olhos de ver" e encontrei estrias por lá, mas estou determinada a fazer tudo o que estiver ao meu alcance para as evitar o mais possível. Por isso, afogo-me em água (hidratação por dentro) e besunto-me em tudo o que seja creme. Consoante a disposição e a pressa vou variando e, pelo menos, uma vez por dia, não falha (nos dias bons chega a ser 2 besuntadelas diárias).
 
Pode parecer-vos muito, mas as quantidades necessárias para este corpo em transformação são maiores do que antigamente e, para manter a coisa interessante, ajuda-me ter vários por onde escolher.
Assim, na rubrica dos cremes, temos:
Os cremes
 
- Li boas críticas à loção de massagem anti-estrias da Palmers, com vitamina E, colagénio e elastina. Apesar de ser uma manteiga corporal, espalha-se bem e absorve com relativa rapidez (para um manteiga, claro). Ponto negativo: o cheiro a manteiga de cacau (eu e os cheiros...)
- Quando não tenho tempo para esperar que o creme absorva, Percutalfa. Não tem cheiro
 nem é gorduroso. O meu favorito para os madrugadas atarefadas.
- Os cremes gordos. São inevitáveis na gravidez e têm todas as vantagens e inconvenientes que vocês conhecem: extremamente gordurosos, demoram a absorver (se é que, alguma vez a nossa pele os consegue absorver), mas dão-nos uma sensação de hidratação única. Troquei o habitual Barral pela versão para grávidas, com óleo de amêndoas doces e parece-me mais fácil de espalhar. Experimentei, pela 1ª vez o creme gordo Vasenol e não fica atrás do Barral -com a vantagem de parecer (ainda não tenho a certeza) que absorve mais rápido.
- Manteiga corporal da TBS. Eu sou fã das manteigas deles e, apesar de achar que são hidratantes o suficiente para as zonas mais afetadas (barriga, peito e arredores), tenho-as aplicado nas outras zonas: pernas, braços... Sempre dá um cheirinho e não ficamos tão peganhentas.
 
 
Além dos cremes, temo usado e abusado nos óleos. Eu sou fã recente dos óleos secos (talvez só nos últimos 2 anos), mas nesta fase tenho-os usado em alternado com as texturas mais tradicionais. A rúbrica dos óleos:
 
Os óleos
- Óleo hidratante da Palmer's, da mesma linha da loção que mencionei nos cremes. É recomendado para aliviar a comichão associada à gravidez e aplico-o assim que termino o duche da noite, ainda com a pele molhada (não consigo usá-lo de manhã por causa do cheiro a manteiga de cacau).
- Óleo seco da Barral. Creio que veio cá para casa como oferta do creme da mesma marca e tenho estado a gostar, sobretudo porque já confirmei que tem um preço acessível E não tem cheiro.
- Óleo seco da TBS, neste caso de oliva. Apesar de ser um óleo indicado para rosto, corpo e cabelo apenas o aplico no corpo (óleo no rosto ou no cabelo não são experiências a repetir, seja lá de que marca for... manias!). É seco, mas só na embalagem, que no corpo não o acho assim tão seco; outro ponto negativo é a embalagem - estou a considerar fortemente mudá-lo para uma embalagem em spray. Em compensação, deixa a pele com ótimo aspeto, em especial nas pernas - daí usá-lo com saias.
- Óleo de amêndoas doces- mais um clássico que serve para todas as zonas do corpo e podemos até misturar com os cremes hidratantes.
- Óleo Tónico, da Clarins. Confesso que este foi um dos primeiros mimos que dei a mim própria quando soube que estava grávida (afinal, se serviu para a Jolie também serve para a Anais). É estupidamente caro, sobretudo porque necessitamos de quantidades astronómicas de hidratação e estou a guardá-lo para o último trimestre (a jeito de prémio) e depois de ter terminado alguns dos "acessíveis"... Não perguntem porquê, mas na minha cabeça isto faz sentido.
- Por fim, um favorito desde o ano passado, o Huile Divine da Caudalie. Vamos na 2ª embalagem(que terá de render até ao final do verão!) e não tenho nada a apontar. É o meu óleo favorito e dispensa qualquer outro complemento: hidratada, dá glow, um cheiro agradável e faz-nos sentir bem. Gosto muito mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

base (5) beleza (31) blog (2) blush (2) boa vida (4) cabelos (3) casa (3) chanel (1) Cinema (1) Clinique (2) compras (26) considerações várias (29) creme (8) cuidados (30) desabafos (25) desejos (7) dicas (3) dieta (7) DIY (1) Estée Lauder (2) Facebook (2) Favoritos (2) filme (7) ganhar tempo (3) Gravidez (7) gula (3) herdeiro (1) Lancôme (1) livros (3) Natal (1) Neutrogena (1) objetivos (3) óleos (1) organização (8) perfumes (2) pirosices (10) por mim (8) pós-gravidez (1) promoções (9) review (27) saldos (12) sapatos (1) saúde (1) Schwarzkopf (1) sorteio (6) Vichy (2) Vida boa (19)