terça-feira, 17 de setembro de 2013

Dicas para quem trabalha a partir de casa

Por força das circunstâncias estou, há pouco mais de 1 semana, "retida" em casa (para quem não leu os posts anteriores, gravidez de risco com várias ameaças de aborto a isso obrigaram).
Como a vinda para casa foi súbita e 2 empregos não é coisa que se largue de um dia para o outro, tenho andado a "passar a pasta", que é como quem diz, trabalho a partir de casa, dentro daquilo que a gestão via e-mail e telefone permite.
Aos poucos as coisas vão encarreirando e as minhas (excelentes) equipas estão a assumir as novas responsabilidades com um esforço notável. É uma sorte poder trabalhar com os melhores e porque sei que o barco está bem entregue é que vou conseguindo dormir à noite... e a sesta da tarde também ;-)
 
Mas enquanto a transição está a decorrer, tenho de "trabalhar" umas 2/3horas mínimo por dia e, para o conseguir, há alguns truques que, para quem trabalha a partir de casa não constituem novidade, mas para quem está a pensar aventurar-se importa terem presente.
 
Antes de mais não tenham ilusões: é muito difícil manter a disciplina e um horário de trabalho. É preciso definir o objetivo, manter o focus e evitar as distrações que, em casa, são mais do que muitas.
 
1 - Tenho a sorte de ser madrugadora e, por isso, continuo a levantar-me cedo e faço a minha rotina habitual da manhã.
Tomar um bom duche e largar o pijama é, na minha opinião, o melhor a fazer. Além de ajudar o nosso cérebro a processar a informação de que acabou a preguiça, ajuda a fazer-nos sentir mais despertos e de bem connosco próprios. Nesta fase da gravidez não dispenso os meus cuidados de pele - seja rosto ou corpo (tudo para evitar as estrias), mas tenho abdicado da maquilhagem.
Lá por estarmos em casa não temos de desleixarmos por isso, continuo a pintar as unhas, colocar perfume e pentear-me como se fosse à rua. Claro que não me visto como se fosse ter uma reunião com um cliente nem ando de saltos altos, mas tento manter-me apresentável...
De seguida, um bom pequeno almoço, geralmente na companhia do iPad onde espreito as notícias da atualidade. Mas só enquanto dura o pequeno-almoço.
 
2 - Durante a manhã despacho as obrigações profissionais: 1.º trabalho e depois o prazer. E não, nunca o faço na cama ou no sofá: sento-me no escritório, como me sentaria à minha secretária se tivesse ido ao escritório. Abro a janela (já vos disse que moro numa zona praticamente rural?), coloco uma música e começo a minha jornada.
Respondo aos e-mails, vejo os relatórios, faço as chamadas necessárias... Faço por não deixar nada pendente. Claro que se me ligarem durante a tarde atendo a chamada e, por vezes, volto a "logar-me", mas tem sido cada vez mais raro.
Interrupções só a meio da manhã para beber um chá e comer (grávida está sempre a comer!).
 
3 - Terminadas as obrigações "dou-me" permissão para ir até à sala refastelar-me no sofá, ligar a TV ou simplesmente ficar a ler... Ah.. e andar pela net onde me perco durante horas, sobretudo em blogs... Ninguém é perfeito e uma rapariga precisa de se distrair.
Como nestes primeiros dias em casa estávamos numa missão de "tudo-por-tudo", não fiz muito mais do isto, mas esta semana já tenho  luz verde para me mexer (ainda que condicionada) e ando cheia de ideias para me manter ocupada e produtiva. Sobre isso falaremos mais à frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Etiquetas

base (5) beleza (31) blog (2) blush (2) boa vida (4) cabelos (3) casa (3) chanel (1) Cinema (1) Clinique (2) compras (26) considerações várias (29) creme (8) cuidados (30) desabafos (25) desejos (7) dicas (3) dieta (7) DIY (1) Estée Lauder (2) Facebook (2) Favoritos (2) filme (7) ganhar tempo (3) Gravidez (7) gula (3) herdeiro (1) Lancôme (1) livros (3) Natal (1) Neutrogena (1) objetivos (3) óleos (1) organização (8) perfumes (2) pirosices (10) por mim (8) pós-gravidez (1) promoções (9) review (27) saldos (12) sapatos (1) saúde (1) Schwarzkopf (1) sorteio (6) Vichy (2) Vida boa (19)